quarta-feira, 8 de abril de 2015

Conto 5

Nick Sorridente


Nick era o tipo de pessoa que era legal...até demais. Sempre sorrindo, independente do que estava acontecendo à volta dele. Eu cheguei a conversar com ele algumas vezes na escola. Chegava a ser estranho. Ele não reclamava de nada. Não tinha preocupações. Aparentemente, ele conseguia resolver todos os poucos problemas que o alcançavam. Droga... Eu tenho que admitir que sentia inveja daquilo nele. Mas...não de tudo.
Acredito que tudo tem dois lados. O primeiro, positivo. O segundo, negativo. Nenhuma filosofia de vida muito complexa, mas acho que, ao enxergar os dois lados da moeda, eu tinha a visão mais correta sobre o mundo, sendo, de fato, realista. Portanto...eu sabia que ser como o Nick Sorridente tinha suas desvantagens.
Vamos dizer que ele é...bobo. Eu não sei explicar exatamente, mas...aquilo me irritava.
Ele era legal com qualquer pessoa. Até com as pessoas que não mereciam isso.
E isso me leva aos dois grandes problemas: Mike e Jennifer.
Como eu detesto aqueles dois. Droga... Eu ainda os detesto.
Mike era o tipo de moleque que não queria fazer nada da vida. E isso é o que o fazia feliz. Passar as madrugadas jogando videogames, assistindo seriados, ouvindo música e se drogando. Não se importar nem um pouco com a saúde ou aparência. Aquele magricela era tão pálido quanto um fantasma. A barba escura era cheia de irregularidades. Espinhas cobriam boa parte do rosto dele. Aquele desgraçado ainda se achava engraçado. Bem...pelo menos ele admitia ser burro.
Jennifer era tão patética quanto ele. Ela tentava esconder a aparência horrível de seu rosto com maquiagem pesada...mas aquilo estava longe de funcionar. Os cabelos pintados de azul e as roupas escuras deveriam ser intimidadoras...mas, graças a baixa estatura e ao sobrepeso, ela não conseguia atingir tal objetivo. Ela dizia se cortar, afirmando que a vida não valia a pena. Entretanto, lá estava ela. Viva. E sem um futuro.
Talvez vocês achem que eu esteja sendo duro demais com os dois. Talvez você tenha sentido simpatia ou, até, se identificado com um deles. Bem...talvez eu estivesse sendo duro demais...se não fosse pelo o que eles faziam com o Nick.
Droga... Eram piadas estúpidas seguidas de piadas estúpidas. Haviam vezes que Jennifer e Mike até sumiam com canetas, cadernos, lanche e dinheiro do Nick. Mas...ele só continuava sorrindo. No final, após aqueles desgraçados tivessem terminado de rir, eles devolviam o que haviam pegado de Nick.
Eu...não entendia o porquê daquilo. Por que o Nick Sorridente aguentava aqueles dois? Aquilo me irritava profundamente.
O meu limite foi quando eles grudaram chiclete no cabelo de Nick.
Jennifer tinha um rosa. Mike tinha um verde. Aqueles dois...simplesmente grudaram dois chicletes mascados no cabelo cacheado de Nick...para poderem rir.
Droga! Como aqueles dois me davam nojo...
E, como era de se esperar...o Nick apenas riu dele mesmo.
No dia seguinte, ele apareceu com o cabelo raspado quase que completamente...o que foi horrível. Droga... aquele corte de cabelo ficou simplesmente horrível em Nick. E isso deu apenas mais motivo para Mike e Jennifer apontarem para a cara dele e rirem.
Eu já não aguentava mais aquilo.
No fim do dia, eu fui até Nick. Como era de se esperar, ele estava sorrindo. Antes que ele pudesse dizer qualquer coisa, eu perguntei:
Por que você aguenta isso?
Nick parecia confuso, então eu continuei:
Mike e Jennifer. Você não tem que aturar aqueles dois desgraçados.
Ele pareceu pensar um pouco e, então, disse, enfim:
É verdade. Eu não tenho que aguentar os dois. Mas...eu quero.
Agora era eu quem estava confuso. Aquela declaração fez a minha raiva ir de Jennifer e Mike para o Nick. Esbravejando, eu o questionei:
Por quê!? Você é bom demais para eles! Faça que nem as outras pessoas da sala! Afaste-se deles! Deixe-os apodrecer na própria desgraça!
Após um leve suspiro, ele disse:
Eu poderia. Seria fácil ignorar aqueles dois. Seria fácil gritar com os dois, enxotando-os. Mas, você sabe, eu não sou assim.
A calma e a subjetividade de Nick estavam quase me fazendo socar a cara dele. Porém, antes que eu pudesse fazer qualquer coisa para agredi-lo, ele voltou a falar:
Eu só quero que todos possam sorrir que nem eu. Eu sei que isso parece meio impossível, e até um tanto quanto infantil, mas...é o que eu quero. Eu tenho os meus motivos para isso. Nick fez uma breve pausa. Eu tenho certeza que você também faria o que estivesse ao seu alcance para realizar os seus sonhos, não?
Eu não tinha como discordar. Mas, mesmo assim...ser simpático com Aqueles dois me parecia ser pedir demais...
Ele me olhou direto nos olhos e disse:
Eu só quero ver todos felizes. Se isso significa servir de bobo para Mike e Jennifer...que seja. Se isso os fizer felizes, eu o farei.
Mas... Eu tentei protestar, mas eu não tinha argumentos.
Se Mike e Jennifer são assim tão desprezíveis, você não acha que há um motivo?
Ah...talvez...
O pai de Jennifer a abandonou quando ela tinha sete anos de idade. A mãe, que já era alcoólatra há anos, a criou sozinha. Jennifer nunca teve perspectiva de ter uma vida melhor do que aquela... Nick respirou fundo. Os pais de Mike se separaram quando ele tinha nove anos. Tanto o seu pai tanto a sua mãe se casaram com outras pessoas. Mike não se dá bem nem com seu padrasto, nem com sua madrasta, muito menos com seus meio-irmãos.
Eu levei alguns segundos para processar tudo aquilo. Nick se preocupava tanto com os outros assim...a ponto de saber o motivo da infelicidade deles...e tolerar o intolerável para os fazer felizes.
Quando eu olhei novamente para Nick, seu sorriso parecia ainda mais brilhante. Ele apoiou sua mão direita em meu ombro esquerdo e disse docemente:
E você deveria tentar parar de se preocupar tanto com tudo a sua volta. Você não pode ser um alienado a tudo, é claro, mas...tanta preocupação pode te estressar e, assim, você não pode sorrir.
Automaticamente, eu me senti mais leve ao ouvir aquelas palavras. Sem que eu pudesse me controlar, eu sorri. Nick sorriu de volta e então disse:
Assim está melhor.
Após dizer isso, ele se despediu de mim e foi embora. Droga... Eu quase havia me esquecido que eu ainda estava na escola. Eu também tinha que ir embora.
Depois daquele dia, eu nunca mais me esqueci de Nick Sorridente. Só de me lembrar dele, eu sorrio não importa o quão estressante ou depressiva seja a situação que eu me encontro.

Nick... Graças a você, eu voltei a acreditar em algo que eu não acreditava desde que eu tinha uns dez anos: anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário